Em junho deste ano, foi publicado um trabalho que é uma colaboração entre o grupo de pesquisa do Dr. Greg Holwell, da Aukland University na Nova Zelândia, e o SexLab. O artigo é um dos produtos do projeto sobre evolução de armamentos em um grupo de opiliões com três morfos masculinos. Dois desses morfos são grandes e territoriais e o terceiro é pequeno e sua tática reprodutiva depende da invasão dos territórios dos machos grandes a fim de copular com as fêmeas que lá se encontram. Os resultados no estudo mostram que a perda de pernas ao longo do desenvolvimento em virtude do ataque de predadores pode ter efeitos duradouros para os indivíduos. Macho que perderam pernas quando juvenis têm uma probabilidade 45 vezes maior de pertencerem ao morfo menor, que provavelmente tem desvantagens reprodutivas. Para saber mais, leia a matéria.
0 Comments
Soly foi entrevistada no canal Vida em Foco e falou sobre os trabalhos que desenvolveu no LabSex durante o seu mestrado e também o seu doutorado. Na entrevista, ela conta como veio parar no Brasil, como o comportamento animal faz os seus olhos brilharem e dá dicas para estudantes no início da carreira.
O cuidado parental é um tema fascinante e que atrai a atenção das pessoas em geral. Em uma entrevista para o podcast "E bicho faz isso?", Glauco Machado fala sobre cuidado parental em opiliões e outros grupos de animais. Neste mesmo podcast, a Dra. Erika M. Santana, egressa do SexLab, fala sobre seleção sexual. Se você se interessa por comportamento animal, não perca os outros episódios, que contam sempre com grandes especialistas nos temas abordados.
O trabalho liderado por Vinícius Caldart, que foi pós-doc do LabSex, está atraindo atenção na mídia. No podcast da Revista Pesquisa FAPESP você encontrará uma entrevista sobre como conseguimos usar um robô para entender a comunicação entre os machos da "rãzinha italiana". Os jornalistas estão usando esse apelido, pois, além de emitirem sons, os machos da rãzinha também usam as patas para se comunicar melhor durante as disputas por territórios. Para ouvir o podcast, clique aqui.
Foi publicada uma matéria na Revista Pesquisa FAPESP sobre um artigo do LABSEX. O trabalho é uma produção decorrente do pós-doutorado de Vinícius Caldart, que estudou a comunicação entre machos de uma rãzinha que habita cachoeiras. A matéria está bem divertida e vale a pena dar uma lida. Entenda como usamos um robô para decifrar a linguagem da rãzinha.
Escorpiões constipados bombando na mídia! Foi publicada mais uma matéria de divulgação sobre o artigo intitulado "Fitness implications of nonlethal injuries in scorpions: females, but not males, pay reproductive costs", que fez parte da tese de doutorado de Solimary García Hernández. A revista digital de divulgação científica Futura Planète conta (em francês!) porque os custos de perder a cauda são maiores para as fêmeas do que para os machos. Para ver a matéria, clique aqui.
Não perca o vídeo feito pela Revista Pesquisa FAPESP sobre o trabalho de doutorado de Solimary García Hernández. Nele você vai conhecer de forma didática e divertida os resultados dos três capítulos da tese.
A Dra. Solimary García Hernández deu uma entrevista para o podcast da Revista Pesquisa FAPESP. Na entrevista, ela falou sobre as descobertas que fez durante seu doutorado sobre as implicações da perda cauda em escorpiões. Essas implicações incluem perda de velocidade, diminuição da capacidade de caça e, no caso das fêmeas, redução no número de filhotes produzidos. Para ouvir a entrevista, clique aqui.
Foi publicada hoje na Smithsonian Magazine uma matéria sobre o artigo intitulado "Fitness implications of nonlethal injuries in scorpions: females, but not males, pay reproductive costs", que fez parte da tese de doutorado de Solimary García Hernández. Para ver a matéria, clique aqui.
Veja a matéria publicada no site da Revista Pesquisa FAPESP sobre os custos da perda da cauda em escorpiões. A matéria faz referência aos trabalhos publicados pela agora doutora Solimary García Hernández.
|
Click on links to access the original contentOr download the pdf when available Files
June 2023
|